Interessados podem se inscrever até o dia 02 de maio no site do evento

Estão abertas as inscrições para Projetos Audiovisuais Educativos Comunitários e para seleção de Filmes para a Mostra Educação, a serem exibidos na 12ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, em parceria com o IX FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial da CineOP –  www.cineop.com.br até o dia 02 de maio, às 21 horas, horário de Brasília. Os interessados em ter seu projeto exposto e discutido dentro da programação da temática EMERGÊNCIAS AMERÍNDIAS devem preencher a ficha disponível no site e disponibilizar as informações solicitadas para avaliação de uma comissão eleita pela organização do evento e da Rede Kino. Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de produção e socialização da cultura audiovisual e educação para a Televisão, Cinema e Mídias Digitas.

Já para os interessados na MOSTRA EDUCAÇÃO, que tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar - destaca-se o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de agenciadores dos materiais elaborados / filmados / editados - poderão ser inscritos filmes brasileiros produzidos em contexto escolar – por alunos de escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal, que se enquadrem nas categorias pré-estabelecidas no regulamento.

***

CINEOP

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 12ª edição em 2017 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagensexibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).

 

IX FÓRUM DA REDE KINO

Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um rum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação, a partir da apresentação de propostas práticas e problemas teóricos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum tem refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.