Encerramento do programa exibição os curtas produzidos pelos alunos e realiza premiação

O Programa Nova Era de Arte e Educação – edição 2017 reúne diversas atividades culturais, de educação e meio ambiente que está movimentando a cidade mineira de Nova Era ( 140 km de BH). A programação oferecida gratuitamente ao público teve início em abril e segue até junho. Foi estruturada para atender e beneficiar todas as faixas etárias de público, envolver  a  rede de ensino da cidade, reunir  famílias, grupos de amigos e as comunidades visando a participação em  oficinas, dinâmicas interativas e educativas, cinema, teatro, circo e meio ambiente. O programa favorece o convívio, a integração, o desenvolvimento e inovação.

Durante o mês de abril, de 5 a 28, as Escolas Estaduais, Escolas Municipais e a APAE participam das  atividades do  Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema que oferece atividades direcionadas a educadores e estudantes da rede pública de ensino da cidade, que incluem sessões Cine-Escola, cine-debates, dinâmicas, oficinas, apresentações circenses e premiação.

Foram promovidas três Oficinas “O Cinema na Sala de Aula” direcionadas aos educadores das redes municipal e estadual de ensino de Nova Era. Foram certificados 35 educadores contribuindo para a formação, conhecimento e troca de experiências – uma oportunidade de utilizar as múltiplas facetas do audiovisual na sala de aula, nos grupos de trabalho e no cotidiano.

Para os estudantes das faixas etárias entre 5 e 13 anos foram realizadas oito sessões cine-escola beneficiando mais de 1.800 alunos das quatro Escolas Estaduais,  seis Escolas Municipais de Nova Era e Apae com exibições de filmes brasileiros,  seguidas de bate-papos. Foi instalado um cinema no Automóvel Clube para atender a programação entre os dias 25 e 28 de abril. Para recepcionar os estudantes, o Palhaço Alegria marcou presença nas sessões divertindo a meninada com brincadeiras, mágicas e interação com a platéia.

Já para os jovens, estudantes a partir de 14 anos, das quatro escolas estaduais foram promovidas quatro Oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos com o propósito de oferecer uma formação audiovisual relacionada ao uso das novas tecnologias de comunicação.  O tema desta edição foi #Sonhar Construir  Realizar  que propôs  aos alunos fazer uma reflexão sobre a importância de ter sonhos e lutar por eles, ser agente ativo para traçar o futuro a partir das atitudes de hoje, do que cada um acredita e buscar realizar.

 

ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

O resultado de cada oficina foi à produção de um curta realizado no contexto escolar com exibição no encerramento do programa Cine-Expressão, agendado para o dia 28 de abril, sexta-feira, às 19h, no Automóvel Clube (Rua Governador Valadares, 430 – Centro).

O encerramento consiste na entrega da premiação e exibição dos quatros curtas  produzidos pelos alunos. Além dos certificados aos participantes (alunos e escolas), os alunos recebem também um pendrive personalizado e concorrem ao sorteio de um celular smartphone, no total de quatro aparelhos. As escolas concorrem ao sorteio de um notebook.  O evento é aberto ao público.  

O Programa Nova Era de Arte e Educação é uma promoção da Nova Era Silicon e conta com os apoios da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era e da Prefeitura Municipal de Nova Era, através da Secretaria Municipal de Educação. Idealização e realização da Universo Produção.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.