Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Nova Era vai sediar o Nova Era de Arte e Educação – programa multicultural, de educação e meio ambiente com programação gratuita, que vai reunir cinema, teatro, circo, educação e meio ambiente e promete movimentar a cidade de Nova Era (140km de BH) de abril a junho de 2017, beneficiando educadores, estudantes e o público em geral, numa idealização da Universo Produção e promoção da  Nova Era Silicon S/A.

 A programação foi estruturada para atender e beneficiar todas as faixas etárias de público e tem o propósito de envolver a rede de ensino da cidade, reunir famílias, grupos de amigos e a comunidade em geral para participar das ações que incluem oficinas, dinâmicas interativas e educativas, cinema, teatro, circo e meio ambiente planejadas também para favorecer o convívio, a integração, o desenvolvimento e inovação. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

“Contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e educacional da cidade de Nova Era é o propósito da Nova Era Silicon S/A ao oferecer para as comunidades da cidade uma programação anual gratuita e de qualidade que pretende ser instrumento de construção da cidadania, integração, conhecimento, além de favorecer o acesso gratuito do público às manifestações socioculturais”, ressalta o diretor da empresa, Antônio Passos.

 

O CINEMA É UMA AULA DE EDUCAÇÃO

Para abrir a nova temporada  cultural na cidade, foi escolhido o Cine-ExpressãoA  escola vai ao cinema. Constitui-se de um programa socioeducacional-cultural singular e importante que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

 O programa acontece de 05 a 28 de abril, nas Escolas Estaduais, Escolas Municipais e no Automóvel Clube (Rua Governador Valadares, 430 – Centro) e oferece atividades direcionadas a educadores e estudantes da rede pública de ensino da cidade, que incluem sessões Cine-Escola, cine-debates, dinâmicas, oficinas, apresentações circenses e premiação.

Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são metas do Cine-Expressão que nesta edição pretende beneficiar mais de 1.800 alunos e atendendo a demanda das quatro escolas estaduais e das seis escolas municipais de Nova Era.

Em 2017, a proposta é manter a participação ampliada da rede de ensino da cidade beneficiando a rede estadual, a rede municipal e a APAE e oportunizando o acesso da comunidade escolar a produção, formação e reflexão do universo audiovisual – importante ferramenta para ser utilizada na pedagogia. 

 

OFICINAS AUDIOVISUAIS PARA OS JOVENS

Serão ministradas quatro oficinas de “Processos Audiovisuais Cocriativos”  para os estudantes ( jovens entre 14 e 18 anos) da quatro escolas estaduais da cidade de Nova Era. Cada oficina tem oferta de 25 vagas com a meta de certificar 100 alunos, carga horária de 12 horas em  três dias de duração.

A oficina propõe uma formação audiovisual relacionada ao uso das novas tecnologias de comunicação, estimulando a aprendizagem prática dos recursos disponíveis e potentes nas chamadas mídias de bolso.

Por meio da criatividade coletiva ,cooperativa e colaborativa, os participantes irão aprender estratégias para concepção, produção e difusão de conteúdos instantâneos em novas mídias, utilizando celulares, câmeras fotográficas digitais, webcams, pendrives, mp3players e outros dispositivos de fácil acesso.Os vídeos produzidos serão veiculados em mídias sociais da internet como facebook, twitter, youtube, blogs, além de uma exibição especial no último dia da oficina, incluindo um bate-papo com os participantes.

 

Tema das oficinas

A proposta do tema das oficinas em 2017 é fazer uma reflexão sobre a importância de ter sonhos e lutar por eles visando estimular os jovens a pensar e construir  seu futuro,  a partir da vivência e atitudes do tempo presente.  

Com o título #SonharConstruirRealizar as oficinas trazem para os alunos a perspectiva de que eles deve ser agentes ativos para realizar seus próprios sonhos e que é possível mudar a trajetória quando acreditamos em nós mesmos. Depende de cada um de nós, das nossas atitudes, o futuro que queremos construir.

Ao final das oficinas, será realizado o encerramento aberto ao público, agendado no dia 28 de abril (sexta), às 19horas, no Automóvel Clube que consiste na entrega da premiação e exibição dos vídeos produzidos pelos alunos. Além dos certificados aos participantes ( alunos e escolas), os alunos recebem também um pendrive personalizado e concorrem ao sorteio de um celular smartphone, no total de quatro aparelhos. As escolas concorrem ao sorteio de um notebook.

Programação das oficinas – Rede Estadual  de Ensino

  • 05 a 07 de abril (quarta a sexta) – 7h20 às 11h20 – Escola Estadual Vila Santa Rosa
  • 18 a 20 de abril (terça a quinta) – 7h30 às 11h30 – Escola Estadual Dr. Leão de Araújo
  • 25 a 27 de abril (terça a quinta) – 13h20 às 17h20 – Escola Estadual Padre Vidigal
  • 26 a 28 de abril (quarta a sexta) – 7h30 às 11h30 – Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

 

OFICINAS PARA EDUCADORES

Nos dias 24 e 25 de abril serão promovidas oficinas para educadores das redes municipal e estadual de ensino. Como o tema “O Cinema na Sala de Aula” Introduzir o audiovisual como ferramenta de diálogo e criação coletiva entre professores e alunos do ensino básico na cidade de Nova Era.

A oficina propõe analisar formas de ver como o cinema funciona por dentro. Por meio de curtas metragens e fragmentos cinematográficos, analisar e pensar sobre alguns componentes com os quais se faz um filme e sobre o que o filme pode nos dizer quando o assistimos. As imagens analisadas envolvem o universo da infância, de jogos e brincadeiras, assim como a possibilidade de se jogar e brincar com a própria câmera, convidando o professor para atividades criativas que relacionam o audiovisual ao universo de seus alunos de 05 a 13 anos de idade.

 

SESSÕES CINE-ESCOLA  

Entre os dias 25 e 28 de abril serão promovidas oito sessões cine-escola para beneficiar os alunos da rede municipal de ensino e a APAE, na faixa etária de 5 a 13 anos, com exibições de filmes brasileiros, seguidas de bate-papos.

 Será instalado um cinema no Automóvel Clube para atender a programação de cinema com a participação estimada de mais de 1.800 alunos. Para recepcionar e animar a garotada, o Palhaço Alegria marca presença nas sessões realizando brincadeiras, mágicas e interação com  a platéia.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.