PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO PARA TRABALHOS AUDIOVISUAIS ESCOLARES > REGULAMENTO

Inscri��es

Inscrição FILMES | MOSTRA EDUCAÇÃO

REGULAMENTO

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO DE FILMES | MOSTRA EDUCAÇÃO

11ª CINEOP | VIII FÓRUM DA REDE KINO: Educação, cinema e audiovisual 

 

1 – SOBRE A 11ª CINEOP E O VIII FÓRUM DA REDE KINO

11ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega em sua 11ª edição em 2016 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educaçãoe em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).

VIII FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

A Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do âmbito do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca dialogar com as demais ações da Mostra tendo como foco processos e práticas que relacionam o cinema e a educação, criando um espaço de discussão e apresentação de propostas práticas para o encaminhamento de ações e projetos orientados na tentativa de ampliar as possibilidades de ocupação do cinema em espaços formais e não-formais de ensino.

→ Data prevista de realização do evento: 22 a 27 de junho de 2016

→ Local de realização: Ouro Preto MG

2 – TEMA PARA 2016: TV, CINEMA E EDUCAÇÃO

O tema proposto para abordagem na temática educação da 11ª CineOP e do VIII Fórum da Rede Kino é: TV, Cinema e Educação, em que se pretende pensar a relação entre a produção audiovisual da TV e do CINEMA de modo expandido, articulada à educação, que aqui adquire também um sentido que extrapola o ensino formal. Desta forma, objetivamos apresentar um panorama da produção audiovisual comunitária, através de iniciativas desenvolvidas em contextos escolares e espaços de ensino não-formais, associações de bairros, comunidades indígenas e quilombolas, pontos de cultura, cineclubes, entre outros agentes que hoje se relacionam com a comunidade produzindo e compartilhando a cultura local, por meio das imagens e sons. Neste sentido, é também importante pensar como essa produção de conteúdo se difunde por meio dos novos suportes de exibição que correspondem às antigas formas de consumo da televisão doméstica, agora disponível nos celulares, computadores, tablets, dentre várias modalidades de telas e dispositivos.

3 – SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES

3.1 - Período de inscrição: 01 a 30 de abril de 2016 (até 22:00 horas – horário de Brasília)

3.2 – Poderão ser inscritos filmes brasileiros produzidos em contexto escolar – por alunos de escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal - que se enquadrem nas categorias pré-estabelecidas neste regulamento (vide item 3.4).

3.3 - A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de agenciadores dos materiais elaborados / filmados / editados. Também, propomos que os trabalhos tenham inspiração fundamentalmente nos gestos criativos de cineastas brasileiros de diversas regiões do país.

3.4 – O filme deve estar enquadrado em uma das categorias abaixo relacionadas:

Kino Lumière

Filme Minuto Lumière com a câmera fixa buscando capturar algum acontecimento do cotidiano que revele a grandeza do ínfimo, o detalhe dos movimentos do mundo, as luzes que transitam pelos corpos, objetos e lugares. Um minuto de filme entre o ligar e desligar da câmera, sem movimento, sem zoom, sem corte; como era possível aos Irmãos Lumière. Duração do filme:  até 01 (um) minuto.

Kino Mudo

Um filme mudo não é um filme sem sons,ou seja, pode ter áudio (música, ruídos, sons ambientes, etc), desde que não seja a fala de pessoas. Duração do filme: até 10 (dez) minutos.

Kino Carta

Um filme-carta não é uma carta lida, mas um filme que é uma carta em si, às vezes até mesmo sem qualquer texto. Escolha um destinatário. Pode ser um personagem fictício, um lugar, outro período da história, um coletivo, um grupo, uma classe social, etc. Faça um filme para este destinatário. Duração do filme:  até 10 (dez) minutos

Kino Máquina

Coloque a câmera em algo que se move. Ela pode estar fixa em qualquer objeto e lugar. Faça um plano e veja como ele fica sem você segurá-la. Este é o seu filme. Duração do filme: até 10 (dez) minutos.

Kino Objeto

Peça para uma pessoa que você não conhece mostrar um objeto que é importante para ela. Filme a relação afetiva que esta pessoa estabelece com o objeto. Duração do filme: até 10 (dez) minutos.

Kino Ambiental

O que é meio ambiente? Faça um filme para descobrir essa resposta. Você pode conhecer pessoas que trabalham com isso ou que se preocupam com este assunto.  Você pode filmar um lugar e criar um filme ambiental. Duração do filme: até 10 (dez) minutos.

Kino Animação

Existem várias formas de fazer uma animação. Você provavelmente conhece alguma, então use as suas habilidades para realizar um filme. Ele pode ter uma história, mas também pode não ter. Duração do filme:  até 10 (dez) minutos .

Kino Diversidade

O que é diversidade para você? Diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual, de gênero, linguística? Faça um filme diversidade. Não se preocupe com o preconceito, se preocupe com a diversidade. Duração do filme: até 10 (dez) minutos.

Kino Ocupação

Ocupar é apoderar-se de algo. Jovens e criança têm ocupado escolas, ruas e avenidas; terras, prédios e redes sociais. Faça um filme de ocupações em que você é o ocupante. Duração do filme:até 10 (dez) minutos.

3.5 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

3.6 – Tempo limite de duração do filme:

3.6.1 – Até um minuto para a categoria Kino Lumière

3.6.2 – Até 10 (dez) minutos de duração para as demais categorias

3.7 - A inscrição é gratuita e acontece através do site www.cineop.com.br

3.8 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.cineop.com.br e será composta de:

3.8.1 – Primeira Parte

- Identificação do proponente

3.8.2 – Segunda Parte

- Dados do filme para seleção (ficha técnica);

- Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

- Inserção de uma foto ilustrativa do filme:

•       O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

•       O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB

•       Formatos aceitos: JPG, JPEG

3.9 - A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

•      Ficha preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha, quando houver.

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. Não serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.

Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

3.10 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

3.11 – O responsável pela inscrição se compromete a enviar 01 (uma) cópia em DVD quando solicitado pela coordenação.

4 - SELEÇÃO

4.1 –  A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento e membros do Fórum da Rede Kino.

4.2 - A divulgação do resultado dos trabalhos selecionados será comunicada aos inscritos até o dia 25 de maio de 2016

5 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

Para os filmes selecionados, a orientação técnica para os formatos de exibição e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

Atenção: DURANTE A REALIZAÇÃO DO EVENTO NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DA CÓPIA DE EXIBIÇÃO PREVIAMENTE ENVIADA.

6 - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 - A participação na inscrição de filme pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado

 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

6.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

6.3 - Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

6.4 - As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

6.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizados para fins comerciais.

6.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

6.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

6.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.


<VOLTAR

UNIVERSO PRODUÇÃO
(31) 3282-2366 - up@universoproducao.com.br
RUA PIRAPETINGA, 567 - SERRA - 30220-150 - BELO HORIZONTE - MG
Copyright © 2013. Universo Produção - Todos os direitos reservados