PÁGINA INICIAL > INSCRIÇÕES > INSCRIÇÃO PARA TRABALHO ACADÊMICO > REGULAMENTO

Inscrições

Inscrição para PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS

REGULAMENTO

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS

11ª CINEOP | VIII FÓRUM DA REDE KINO: Educação, cinema e audiovisual

 

1 – SOBRE A 11ª CINEOP E O VIII FÓRUM DA REDE KINO

11ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educaçãoChega em sua 11ª edição em 2016 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagensexibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).

VIII FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do âmbito do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca dialogar com as demais ações da Mostra tendo como foco processos e práticas que relacionam o cinema e a educação, criando um espaço de discussão e apresentação de propostas práticas para o encaminhamento de ações e projetos orientados na tentativa de ampliar as possibilidades de ocupação do cinema em espaços formais e não-formais de ensino.

→ Data prevista de realização do evento: 22 a 27 de junho de 2016

→ Local de realização: Ouro Preto  MG

2 - DEFINIÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS

Por projetos audiovisuais educativos comunitários entendemos as ações que buscam algum tipo de atuação junto à produção e difusão de conteúdo para mídias digitais, cinema e televisão, com fins educativos. Neste sentido, poderão ser enquadrados projetos de pessoas físicas e jurídicas, com destaque ao papel que tais agentes tem em sua comunidade, enfatizando os entrelaçamentos entre a televisão e a educação.

3 – TEMA PARA 2016: TV, CINEMA E EDUCAÇÃO

O tema proposto para abordagem na temática educação da 11ª CineOP e do VIII Fórum da Rede Kino é: TV, Cinema e Educação, em que se pretende pensar a relação entre a produção audiovisual da TV e do CINEMA de modo expandido, articulada à educação, que aqui adquire também um sentido que extrapola o ensino formal. Desta forma, objetivamos apresentar um panorama da produção audiovisual comunitária, através de iniciativas desenvolvidas em contextos escolares e espaços de ensino não-formais, associações de bairros, comunidades indígenas e quilombolas, pontos de cultura, cineclubes, entre outros agentes que hoje se relacionam com a comunidade produzindo e compartilhando a cultura local, por meio das imagens e sons. Neste sentido, é também importante pensar como essa produção de conteúdo se difunde por meio dos novos suportes de exibição que correspondem às antigas formas de consumo da televisão doméstica, agora disponível nos celulares, computadores, tablets, dentre várias modalidades de telas e dispositivos.

Destacamos três áreas de concentração e atuação que nortearão a seleção dos projetos:

•        TVs comunitárias: projetos de educação e audiovisual nos níveis da produção, exibição e difusão;

•        Projetos cineclubistas;

•        Produção de conteúdos audiovisuais educativos para plataformas digitais;

4 – SOBRE A INSCRIÇÃO

4.1 – Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de produção e socialização da cultura audiovisual e educação para a Televisão, Cinema e Mídias Digitas.

Período de inscrição:

01 a 30 de abril de 2016 (até 22:00 horas – horário de Brasília)

4.2 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.universoproducao.com.br e será composta de:

4.2.1 – Primeira Parte

•        Identificação do proponente;

•        Apresentação do Projeto, em até 500 caracteres (incluindo os espaços) e CV do proponente;

4.2.2 – Segunda Parte


•        Texto completo em até 4.000 caracteres (incluindo os espaços) contendo:

a) Breve histórico do projeto

b) Bases metodológicas utilizadas no projeto

c) Principais ações junto à comunidade

                 •        Referências - em até 1.000 caracteres (incluindo os espaços). Também serão aceitos links.

                •        Anexar uma imagem de referência do projeto:

•        O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

•        O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB

•        Formatos aceitos: JPG, JPEG

4.3 – Não é cobrada taxa de inscrição.

5 - SELEÇÃO

5.1 –  A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão nomeada pela coordenação da Rede Kino.

5.2 - A comissão terá autoridade plena para deferir o número de projetos selecionados, bem como colocar-se no direito de recusar propostas que não se adequem à temática vigente.

5.3 - A divulgação dos trabalhos selecionados será oficialmente divulgada até o dia 30 de maio de 2016 no site www.cineop.com.br

6 – PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

6.1 – Cada projeto selecionado deverá designar até dois representantes oficiais perante à organização do evento. Estes profissionais deverão dirigir-se à sala de coordenação e logística para identificação de  presença e credenciamento.   

6.2 – Cada projeto selecionado terá até 20 minutos para sua apresentação. A data, horário e local serão informados previamente pela organização do evento.

6.3 – É de responsabilidade do responsável pelo projeto selecionado arcar com todas as despesas logísticas (transporte, hospedagem e alimentação) e produção de material didático para sua apresentação.

6.4 – É de responsabilidade da organização do evento - Universo Produção oferecer:

•        Credenciamento para os responsáveis pelo projeto - composto de: crachá, pasta, catálogo. Terá direito ao credenciamento os representantes oficiais dos projetos selecionados que integrarão as mesas de trabalho e cujo nome e dados forem informados previamente

•        Certificado de participação – será fornecido um certificado destinado aos profissionais responsáveis pela apresentação do projeto

6.4.1 – Somente receberão o credenciamento e o certificado de participação os representantes oficiais previamente informados e que participarem presencialmente do evento no dia da apresentação do projeto.

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - A participação na inscrição de trabalhos supõe a aceitação das seguintes bases: 

  - O trabalho e/ou projeto inscritos e selecionados estão automaticamente autorizados a compor uma das mesas como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

7.2 – Os casos omissos serão solucionados pela direção do evento.

7.3 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos trabalhos e projetos selecionados pelo Fórum da REDE KINO no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.



<VOLTAR

UNIVERSO PRODUÇÃO
(31) 3282-2366 - up@universoproducao.com.br
RUA PIRAPETINGA, 567 - SERRA - 30220-150 - BELO HORIZONTE - MG
Copyright © 2013. Universo Produção - Todos os direitos reservados